sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Poema 34


(foto: web - "Clara Nunes", 1968)

AMOR ÀS CLARAS*

A Clara Nunes

Ê, baiana Iracema!
Quando vim de Minas
Soube, entre umas e outras,
Dum Conto de Areia,
Sucedeu assim...

(texto na íntegra: livro "O CISNE AZUL" - Mario Gordilho, 2012)

* Poema composto, em quase sua totalidade, pela maioria dos títulos das canções interpretadas pela cantora.

Música: "Conto de Areia" - de Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento, por Clara Nunes (1974)

9 comentários:

Carlos disse...

cara.... temos um fã clube da Clara aqui no Rio e estamos maravilhados com isso que vc fez !

Posso imprimir e passar para os participantes do fã clube?

Quem sabe esse poema não vira um sambinha para o nosso desfile do bloco clara clareou no carnaval do Rio. Vc topa permitir a letra ser do samba? Talvez seja dificil pois tem muita coisa.... mas quem sabe alguns trechos....

estou encantado ! Clara vai clarear sua vida com essa homenagem !

MARIO GORDILHO disse...

Carlos,
Autorizo, sim, com toda a certeza. Clara marcou a minha vida, e eu gostaria de continuar perpetuando, sempre, a sua obra. Grato pelo interesse e elogio, e aproveitando, gostaria de participar desse fã clube, e quem sabe desse bloco, pelo menos como espectador, pois passarei o carnaval no Rio. Abração. Mário

Carlos disse...

oi Mário,

ja copiei e mandei imprimir várias cópias. Esse fim de semana já vou distribuir para os pessoal.

Será ótimo ter vc junto conosco no desfile do bloco. Ainda não houve o sorteio do dia e hora que vamos sair no carnaval. Esse ano devemos sair aqui em Madureira (terra da Portela) e tb em Copacabana. Assim que tivermos a data e horário, te envio.

Quanto ao fã clube, não temos ainda na interner pois a maioria são da portela e meio sem jeito para internet.

Cara, para esse ano o sambinha com o seu texto vai ser dificil incluir pois ja estamos ensaiando com um outro feito antes mas com certeza para 2012 o seu texto fará parte e caso a gente precise, vc vai nos ajudar a adapata-lo para o samba. Vc foi muito criativo. Para quem eu mostrei o texto, todos ficam maravilhados. Ele, nossa Clara Guerreira, tb está. Pode ter certeza.

Te aviso sobre o bloco clara clareou assim que tiver a data e hora. Caso venha ao Rio antes do carnaval, me avise que vc vem aqui na quadra.

Abraço,

Carlos

MARIO GORDILHO disse...

Carlos,

Sinto-me honrado pela atitude de vcs. Muito obrigado, mais uma vez, pelo interesse e atenção. Assim que tiver a data da minha ida ao Rio, aviso. Meu email: mgomesjr@hotmail.com

Abração

Mario

MARIO GORDILHO disse...

Carlos, fiz algumas alterações na pontuação do poema, a letra continua a mesma.

Abração

Mario

Carlos disse...

oi Mario,

estava viajando. com ou sem pontuação, é ótimo o texto. todos adoraram e para 2012 no carnaval, com certeza vamos usar o texto todo ou parte para a nossa marcha/sambinha do grupo. E vc nos ajudará nisso caso precisamos fazer alterações. E é claro desfilará conosco aqui !

e esse ano caso venha mesmo ao rio, antes e durante o carnaval, será um prazer te-lo conosco numa tarde do desfile. Vai desfilar em alguma escola? Recomendo. Ou pelo menos assistir caso nunca tenha visto. Veja o dia da Grande Rio, Beija Flor, Unidos da Tijuca. É um espetáculo. Vamos mantendo contato. Anotei seu email. depois mando o dia e hora do desfile do bloco e o endereço.

Carlos

MARIO GORDILHO disse...

Carlos,

Obrigado por toda essa sua atenção. Estarei sim no Carnaval do Rio - 2011, e chegarei na Sexta a noite. Depois me passe os dados do desfile do Bloco. Quanto a Sapucaí, irei sim, como estreante das arquibancadas.

Abração e Feliz Ano Novo!

Mário

Luiz Antonio disse...

Gostei muito das releituras que este seu poema faz. Excelente!! Um pouco de misticismo como um dos indícios de nossa Cultura, fora o sincretismo religioso que também se sobressai. Este poema merece um estudo mais aprofundado. Ele mantém um firme diálogo persuasivo com vários contextos e traz à tona aos seus leitores a diversidade cultural em diferentes áreas.

MARIO GORDILHO disse...

Valeu mesmo, amigo! Amigo? Posso o considerar assim? Abração